9º ENCONTRO ACEP – CIDADES INTELIGENTES EM PAUTA: ACEP encerra ciclo de palestras 2024 com foco em inclusão e inovação: “Inovação nas Periferias” em destaque

blank

O projeto “Encontros ACEP – Cidades Inteligentes em Pauta” chega à sua 9ª e última edição de 2024 com uma palestra que promete inspirar o futuro de Petrópolis. Nesta terça-feira, 26, a Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP) recebe José Alberto Aranha, conselheiro do PISTA Rocinha, para discutir como a inovação tecnológica pode transformar realidades das periferias, promovendo inclusão, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

O ano de 2024 foi um marco para a ACEP, que consolidou o “Encontros ACEP – Cidades Inteligentes em Pauta” como um espaço de diálogo e inovação com o objetivo de transformar o município em uma referência no conceito de “cidade inteligente”, integrando tecnologia, conectividade e sustentabilidade. Com 9 edições realizadas ao longo do ano, o ciclo abordou temas estratégicos como georreferenciamento, eletromobilidade, inteligência artificial na saúde pública, transição energética e o planejamento urbanístico da Cidade Imperial.

Para encerrar o ciclo, a ACEP convida José Alberto Aranha, conselheiro do Parque de Inovação Social Tecnológico e Ambiental da Rocinha (PISTA), para ministrar a palestra “Inovação nas Periferias – Estratégias Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano Inclusivo”. O evento será realizado nesta terça-feira, 26, na sede da associação, a partir das 8h.

A palestra terá como destaque o case do PISTA Rocinha, uma iniciativa pioneira que está transformando a maior favela do Rio de Janeiro em um polo de desenvolvimento socioambiental e tecnológico. Inspirado em modelos internacionais e adaptado à realidade brasileira, o PISTA promove inclusão digital, capacitação profissional e negócios de impacto, com atividades organizadas em cinco núcleos complementares: Escritório de Projetos e Negócios, Geradora de Negócios, Living Lab, Observatório e Laboratório de Saberes.

José Aranha abordará como o conceito do projeto PISTA pode ser adaptado a outras regiões, incluindo Petrópolis, destacando a infraestrutura tecnológica, a capacitação dos moradores e os impactos sociais e econômicos positivos que a inclusão digital pode gerar. “Não podemos pensar em Cidades Inteligentes sem integrar todas as regiões, incluindo as periferias”, enfatiza Humberto Medrado, Diretor de Formação e Desenvolvimento Empresarial da ACEP.

Realizado sempre na última terça-feira do mês, o ciclo “Encontros ACEP – Cidades Inteligentes em Pauta” reuniu, em 2024, especialistas, empresários e representantes de instituições renomadas em todas as suas edições. As discussões exploraram soluções práticas e inovadoras para transformar Petrópolis em um modelo de Smart City no Brasil.

O projeto conta com o apoio de empresas e instituições renomadas, CDL, CEFET/RJ, EMATER-RJ, Estácio de Sá, FAETERJ, FACERJ, FIOCRUZ, FIRJAN, LNCC, PCVB, Prefeitura de Petrópolis, SEBRAE, SERRATEC, SICOMÉRCIO, SINDTURISMO, UCP e UNIFASE. Esta última edição também teve o apoio especial do Parque de Inovação Social Tecnológico e Ambiental da Rocinha (PISTA).

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x