A 7ª edição do Encontro ACEP – Cidades Inteligentes em Pauta abordará o impacto da transição energética e as transformações econômicas, destacando as oportunidades para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes. O evento, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP), reunirá especialistas e líderes de diversos setores para debater sustentabilidade, novas tecnologias e os desafios do aquecimento global, com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico e atrair investimentos para o município.
A ACEP – Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis realiza, nesta terça-feira, dia 24, mais uma edição do Encontro ACEP – Cidades Inteligentes em Pauta. Nesta 7ª edição, o foco será a sustentabilidade, o meio ambiente e a aplicação de novas tecnologias no setor energético.
Novas tecnologias para geração de energia é tema de discussão em fóruns e eventos globais voltados para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. A principal preocupação dos especialistas do setor gira em torno do aquecimento global, assunto que será abordado pelo Professor Doutor Nivalde de Castro, do Instituto de Economia da UFRJ e Coordenador Geral do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), em sua palestra intitulada As Cidades Inteligentes na Transição Energética.
A resiliência das cidades amparada no conceito de cidades inteligentes, com a aplicação gradativa de inovações tecnológicas, é fundamental para o desenvolvimento urbano sustentável. O uso de energia renovável na iluminação pública, a adoção de veículos de transporte movidos a energia limpa, inovações tecnológicas como o uso do hidrogênio verde, e o armazenamento em grande escala são essenciais para transformação da infraestrutura dos municípios. Essas mudanças visam melhorar a qualidade de vida, reduzir impactos ambientais e gerar economia de recursos, tornando as cidades mais competitivas e sustentáveis.
“Será uma oportunidade ímpar de compreender e aprender mais sobre o processo de transição energética que ocorre no mundo. Esse tema está diretamente ligado a diversos segmentos, desde o transporte público até a ampliação do ensino técnico e superior. Vejo como uma chance de explorar novos horizontes econômicos que esse tema pode abrir para o nosso município. Com a integração de políticas públicas, podemos atrair empresas inovadoras para Petrópolis que venham a somar nesse processo de transformação da cidade”, afirmou o Diretor de Inovação e Novos Negócios da ACEP, Roberto Musser.
O evento conta com o apoio do GESEL e de importantes empresas e instituições, incluindo CDL, CEFET/RJ, EMATER-RJ, Estácio de Sá, FAETERJ, FACERJ, FIOCRUZ, FIRJAN, LNCC, PCVB, Prefeitura de Petrópolis, SEBRAE, SERRATEC, SICOMÉRCIO, UCP e UNIFASE.
O Encontro ACEP – Cidades Inteligentes que será realizado no auditório do CEFET, reunirá representantes de empresas públicas, privadas e instituições da área de tecnologia para fomentar o diálogo e a troca de experiências, impulsionando a transformação digital em Petrópolis.